

O Destaque de Pesquisa Tobias Barreto 2025 tem como propósito reconhecer a qualidade científica e a relevância social das comunicações apresentadas nos Grupos de Trabalho (GTs) da 8ª Semana de Antropologia da UFS. Essa iniciativa busca conceder menção honrosa a pesquisas que contribuam de maneira expressiva para o avanço do conhecimento, a inovação teórica e metodológica e a promoção de reflexões comprometidas com a transformação social.
A seleção será realizada pelos(as) coordenadores(as) de cada GT, a partir da leitura dos resumos e da observação das apresentações. Cada coordenação de GT indicará até dois trabalhos que se sobressaiam pelo rigor acadêmico, pela coerência analítica e pela originalidade das abordagens.
Critérios de Avaliação
• Relevância da temática no âmbito dos debates contemporâneos do GT;
• Impacto social e potencial transformador das reflexões e resultados apresentados;
• Originalidade teórica, metodológica ou empírica;
• Clareza e consistência na exposição e na argumentação;
O destaque de Pesquisa Tobias Barreto 2025 representa um reconhecimento simbólico, porém significativo, ao empenho intelectual e à dedicação de pesquisadoras e pesquisadores que contribuem para o fortalecimento dos GTs como espaços de diálogo, reflexão crítica e produção coletiva de saberes.
tobias barreto
(1839-1889)

Tobias Barreto de Meneses, sergipano, jurista, filósofo, poeta e pensador brasileiro negro que se destacou por introduzir no país um pensamento crítico e autônomo, articulado às transformações intelectuais do século XIX. Como figura central da Escola do Recife, promoveu uma renovação nas ciências humanas e sociais ao questionar o dogmatismo das tradições jurídicas e filosóficas, propondo um diálogo com o evolucionismo, o positivismo, materialismo histórico e dialético e se aprofundou na filosofia alemã, especialmente Kant, Hegel, Feuerbach e Nietzsche.
Sua obra representou um marco na crítica à dependência cultural e intelectual do Brasil em relação à Europa, antecipando debates sobre autonomia do pensamento latino-americano, formação social brasileira e produção de saberes localizados. Para as Ciências Sociais, Tobias Barreto é uma referência pioneira na formulação de uma reflexão crítica sobre sociedade, cultura e modernidade, afirmando a necessidade de compreender o país a partir de suas próprias contradições históricas e sociais.