
Orientações para envio de propostas e trabalhos
A
A
A
A
A
OFICINAS
Período para submissão: de 20/10/2025 a 10/11/2025
Serão bem-vindas e selecionadas até 7 propostas de Oficinas (OF) , com até três sessões cada, com limite de 25 vagas por oficina. As OF poderão ser coordenados por até 2 pessoas e ter até 3 ministrantes, sendo um/a por sessão. A titulação mínima de coordenadores, co-organizadores é a de Mestre. Não há titulação necessária para ministrantes.
As propostas deverão ser enviadas ao e-mail antropologia.sergipe@gmail.com, contendo: título (em caixa alta e centralizado), nome dos proponentes com titulação e vinculação institucional, contexto texto de resumos entre 10 a 15 linhas, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5.
Serão solicitados:
-
Título proposto: até 200 caracteres com espaço.
-
Resumo: até 1500 caracteres com espaço (aceitamos propostas em português, espanhol e inglês)
A
A
A
A
A
grupos de trabalho (gts)
Período para submissão: de 24/10/2025 a 17/11/2025
Os interessados em apresentar comunicações nos Grupos de Trabalho deverão submeter suas propostas exclusivamente por e-mail aos coordenadores dos respectivos GTs. As propostas devem ser enviadas em arquivo Word (.doc ou .docx) como anexo de e-mail, utilizando o endereço eletrônico do(s) coordenador(es) do GT ao qual se destinam. No campo de assunto do e-mail, é obrigatória a inclusão da seguinte frase: “GT 8ª Semana de Antropologia”.
O arquivo Word deve conter:
-
Título do Trabalho
-
Informações de Autoria (nome completo, titulação acadêmica e vínculo institucional
-
Resumo de até 2.000 caracteres (com espaços), equivalente a aproximadamente 300 palavras
-
Três palavras-chave
Para consultar a lista de GTs e os e-mails dos coordenadores, clique aqui.
A
A
A
A
A
sessão extramuros
Período para submissão: de 20/10/2025 a 10/11/2025
Olhares insurgentes e práticas insubmissas para além da academia. O que acontece quando o conhecimento antropológico vai às ruas? Vamos discutir a atuação dos antropólogos junto a movimentos sociais e à sociedade civil.
As sessões extramuros estão organizadas como rodas de conversa que estabelecem pontes entre o conhecimento antropológico e as práticas insurgentes na sociedade civil.
Ao promover o debate público de temas de interesse social, a sessão extramuros amplia as redes de contato entre acadêmicos, representantes de movimentos sociais, lideranças de povos tradicionais de Sergipe e representantes de coletivos e populações envolvidas com os estudos antropológicos. Criada com o intuito de dar visibilidade a projetos de pesquisa de docentes do PPGA que envolvem a comunidade não acadêmica, serão bem-vindas também propostas de rodas de conversa com atravessamentos antropológicos na atuação profissional de discentes e egressos do PPGA-UFS que atuam no ensino básico, na produção de pesquisa e em serviços técnicos em instituições públicas e privadas, voltadas para o debate, elaboração e aplicação de políticas sociais, culturais e econômicas.
Normas para propostas:
-
O proponente deve ser o coordenador da atividade.
-
A proposta deve contar com a participação de, no mínimo, 5 pessoas.
-
É obrigatória a participação de um docente, egresso ou discente do programa (como coordenador, debatedor ou participante da atividade).
-
O número máximo de membros com tempo de fala na roda de conversa é de 10 pessoas.
-
As propostas deverão ser enviadas ao e-mail antropologia.sergipe@gmail.com, com: título (em caixa alta e centralizado), nome dos proponentes com titulação e vinculação institucional, e resumo com objetivo da atividade, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, entre 10 e 25 linhas.
A
A
A
A
A
monitoria
Período para inscrição: de 10/11/2025 a 15/11/2025
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFS) convida estudantes de graduação e pós-graduação a participarem como monitores voluntários da 8ª Semana de Antropologia da UFS. A participação é uma forma de vivenciar o evento por dentro e de habitar ativamente espaços de diálogo. Ao trocar experiências e fortalecer conexões com pesquisadores e estudantes de diferentes áreas, findamos por tecer a malha que fará nossa antropologia proliferante emergir.
Para acessar o formulário, clique aqui.
Os monitores(as) receberão certificados com carga horária e a possibilidade de atuar em temas relacionados a suas áreas de interesse e pesquisa.