top of page
Recycled Paper_edited_edited_edited_edited_edited.png
Recycled Paper_edited_edited_edited_edited_edited.png

Sessões Extramuros

Recycled Paper_edited_edited_edited_edited_edited.png

Dias 22, 23 e 24/11 das 16h30 às 19h

Local: Didática 7 - Sala 301

SE1: As relações raciais e o cinema negro brasileiro
Coordenação: Petrônio José Domingues (UFS/PPGS), Luciana Oliveira Vieira (UFS/PPGS), Lucas Vieira Santos Silva (UFS/PPGS)


Expositores: Bruno Santana (Unegro)

           Irivan de Assis (Criliber) 

           Leno Andrade (PPGS-UFS)

           Lucas Vieira (PPGS-UFS) 

           Quésia Sonsa

           Thaty Meneses (Unegro-SE)

Esse minicurso tem por intuito apresentar a discussão que envolve a temática das relações raciais no Brasil, a partir do que está sendo produzido por cineastas negros sergipanos. Nosso intuito é discutir tanto o impacto material do racismo, por meio das políticas de morte do estado direta (encarceramento e genocídio) e indireta (falta de leito em hospitais, de escola, trabalho e entre outros), como o seu impacto subjetivo, afetando a construção identitária e a subjetividade desses atores também por meio da construção das imagens. Nessa perspectiva, em parceria com o Grupo de Estudos Relações Raciais no Brasil (GERRB), Pós-Abolição no Mundo Atlântico e a EGBE- Mostra de Cinema Negro, organizamos uma curadoria de curtas-metragens para refletirmos sobre essa realidade a partir do nosso território sergipano, isto é, compreender como toda essa dinâmica afeta a configuração das relações raciais em nosso estado. A curadoria é formada pelos seguintes filmes:

Sessão 1 - 23/11

Imã de Geladeira (2022): dir. Sidjhonatas Araújo e Carolen Meneses;

Mediação: Prof. Dr. Petrônio Domingues (PPGS/UFS).

Palestrantes: Lucas Vieira (PPGS-UFS), Bruno Santana (Unegro)

 

Sinopse: Depois que um casal de costureiros perde a sua geladeira em decorrência de uma série de apagões no bairro, eles saem em busca de um novo eletrodoméstico. Em uma loja de usados, uma geladeira parece oferecer risco, mas apenas para pessoas negras.

Sessão 2 - 23/11

Jardim (2015): dir. Fernanda Almeida . 

Mediação: Luciana Oliveira Vieira (PPGS-UFS)

Palestrante: Thaty Meneses (Unegro-SE), Quésia Sonsa. 

Sinopse: No conjunto jardim, comunidade dormitório, localizada em Nossa Senhora do Socorro/SE, moradores vivem conflitos culturais e sociais, como religiosidade, violência, preconceito.

Sessão 3: 24/11

Quilombo Caixa D’água (2012): dir. Marcos Santos. 

Mediação: Lucas Vieira.

Palestrantes: Leno Andrade (PPGS-UFS), Irivan de Assis (Criliber) 

Sinopse: O documentário apresenta os protagonistas do grupo nascido em 1986 no bairro Getúlio Vargas nas ladeiras da Caixa D'água. O Grupo Afro Quilombo teve grande importância nos registros da Militância Negra e artística no estado de Sergipe nos anos 80 e 90 e no resgate e valorização da história da África e seus descendentes. 

Recycled Paper_edited_edited_edited_edited_edited.png

24/11/23, quarta-feira, das 14h às 16h30

Local: Didática 7 - Sala 301

SE2 - Título: Gênero, Trabalho e Violência

Coordenação: Mônica Cristina Silva Santana (DCS/UFS) e Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (PPGA/UFS)

Resumo: A sessão extra-muros tem como objetivo abrir espaço para o compartilhamento de experiências e trajetórias diversas, sejam relatos de pesquisa, atividades de extensão ou formas de atuação para além das fronteiras do cotidiano acadêmico. A presente sessão pretende reunir diferentes olhares e vozes para discutir temas como: o patriarcalismo e a violência de gênero; a precarização do trabalho e o cenário de fragilização dos direitos e proteções sob o capitalismo neoliberal a partir de uma perspectiva de gênero; a exploração do trabalho do cuidado não ou pouco remunerado e quem o executa, entre outros.

Recycled Paper_edited_edited_edited_edited_edited.png

Apoio:

Logo ppga.png
Logo Paisagens em Transição_edited.jpg
bottom of page