sESSÕES EXTRAMUROS (SE)
A
A
A
A
A


SE 01 / Colonialidade, Racismo e Justiça Reparatória: Perspectivas do Movimento Negro
Proponentes e Coordenadores:
Lucas Vieira Santos Silva (PPGS/GERTs/UFS) e João Mouzart (PPGA/GERTs/UFS)
Participantes:
Laila Oliveira (Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria);
Hiago Feitosa da Silva;
Pejigan Irivan de Assis (Rede de Matriz Africana);
Rodrigo Lemos (Abaô).
Dia 04/12/2025, quinta-feira (14h às 16h – Sala 208)
Nos últimos anos, o debate sobre relações raciais ganhou destaque internacional dentro e fora da Universidade. O elevado índice de encarceramento e de homicídios, as precárias condições de moradia, os altos níveis de reprovação escolar, entre outros dilemas sociorraciais, têm nos levado a questionar com mais rigor as mazelas do colonialismo e suas permanências que ainda afligem a população negra na contemporaneidade. Diante desse cenário, emerge uma questão fundamental: é possível construir algum caminho de justiça reparatória? Em outras palavras, de que forma reparar, restituir e garantir dignidade aos milhares de sobreviventes das múltiplas violências produzidas pela experiência colonial e pelo racismo estrutural? Para refletirmos sobre essas questões, convidamos representantes de coletivos, movimentos e organizações negras, que compartilharão suas perspectivas, vivências e análises acerca da justiça reparatória no Brasil, contribuindo para um debate público crítico e necessário sobre memória, direitos e reparação histórica.
se 02/Juventudes e Políticas Públicas Emancipatórias
Proponentes e Coordenadores
Frank Marcon (PPGA/GERTs/UFS) e Raiane Santos (PPGS/GERTs/UFS)
Debatedores
Frank Marcon e Raiane Santos
Participantes
Daniel Anjos (Secretário Executivo do CONEJUV);
Gabriela Losekan (PPGS/GERTs/UFS e Observatório Juventude e Trabalho, da UFS);
Glenda Sandes (GERTs/DCS e Observatório Juventude e Trabalho, da UFS);
Jhonny Emanuel (Diretor de Políticas Transversais da SUPERJUV);
Kaique Alex Santos de Andrade (Coordenadoria de Juventude de São Cristóvão);
Rhaiany Neves (Conselheira do CONEJUV);
Sarah Karenine Paes Ribeiro Proença (PPGS/GEPSET/UFS);
Yala Souza (Coletivo Engrenagem e Projeto Sankofa).
Dia 03/12/2025, quarta-feira (14h às 16h – Sala 207)
O objetivo desta proposta de sessão extramuros, na forma de roda de conversa, é reunir representantes de coletivos juvenis, conselheiros municipais e estaduais da juventude, gestores governamentais de políticas para juventude, além de pesquisadores e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil envolvidos com o tema, para realização de um debate público sobre os problemas enfrentados pelos jovens com relação a construção de sua autonomia e emancipação. Um debate considerando a realidade dos atores, as experiências dos representantes das juventudes, os dados estatísticos e as pesquisas acadêmicas sobre os problemas enfrentados pelos jovens, e sobre as políticas, demandas, dados e ações propositivas sobre renda, ocupação e trabalho digno em Sergipe. Esta proposta está articulada aos objetivos do Observatório Juventude e Trabalho, vinculado ao Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas e aos Observatórios Sociais da UFS. Os convidados já confirmados como participantes são pesquisadores, representantes do poder públicos e de organizações da sociedade civil, que serão provocados a realizar considerações sobre o tema geral da respectiva roda de conversa. Além das confirmações indicadas, se somarão outros convidados até o limite admitido pelas regras da chamada.
se 03 / Laudos Antropológicos e Seus Efeitos em Comunidades Indígenas
Proponente e Coordenador
Ugo Maia Andrade (PPGA/PROARQ-UFS)
Participantes
José Augusto Laranjeiras Sampaio (UNEB);
Sofía Varisco (Universidade de Lujan, Argentina);
Cacique Natuyê Kaxagó (liderança indígena/SE);
Nelson Caipil (Lonk da comunidade Kalfulafken/Argentina);
Juan Manuel Engelman (CONICET/Argentina).
Dia 04/12/2025, quinta-feira (14h às 16h – Sala 207)
A sessão pretende criar um debate em torno dos impactos sobre as comunidades indígenas da atuação da antropologia em situação de perícia, perguntando sobre o ponto de vista delas sobre essas práticas.

se 04 / Formação, Trajetória Profissional e Atuação do Antropólogo Extramuros
Proponente
Frank Marcon (PPGA/GERTs/UFS)
Coordenador
Silvio Matheus Alves Santos (PPGA/PPGS/UFS) e Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (PPGA/UFS).
Debatedor
João Mouzart (PPGA/GERTs/UFS)
Dia 05/12/2025, quinta-feira (14h às 16h – Sala 207)
Para esta sessão extramuros, a comissão organizadora convida a comunidade de antropólogos e antropólogas para debater a formação e a trajetória profissional de graduados, mestres e doutores em antropologia, especialmente aqueles que atuam em diferentes atividades relacionadas à área, em outros espaços que não o acadêmico. Egressos do PPGA/UFS e de outras instituições, graduandos e pós-graduandos são bem-vindos e estão convidados para esta roda de conversa sobre experiências e perspectivas sobre a formação e atuação em antropologia, como um campo de possibilidades diverso.