mostra audiovisual
>>>> sessão 01 14h-16h
A arte de talhar o couro está na família de Mestre Orlando Félix há gerações. Foi a partir desse saber que o filme “Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada” foi pensado. Gravado na cidade de Poço Redondo, o documentário revela um pouco da história do couro no Sertão nordestino a partir da vida de Seu Orlando.
Sob a ótica e narrativa de Dona Carmen, uma costureira negra que através de sua arte apresenta recortes de histórias que se entrelaçam, abrindo outras camadas sociais, culturais, raciais e de gênero trazidas entre o alinhavar da agulha e o tecer das palavras contadas. O filme constrói uma relação entre costura e memória, onde a câmera como dispositivo de contar histórias apresenta diferentes possibilidades temporais e dimensionais.
Ao retornarem às lembranças do período de lutas pelo território indígena Xokó, as mulheres destacam na narrativa coletiva novos personagens, modos de existência, performances e memória. São histórias que se perderam no tempo, mas que permaneceram registradas nos corpos femininos. Ancorada no trabalho da memória da luta pela terra, Donas da Terra deságua na intersecção entre gênero e construção da memória coletiva Xokó.
Essa é a descrição do seu projeto. Clique em editar texto ou clique 2 vezes na caixa de texto para começar.
O filme nasce a partir do mergulho nas complexidades do tecido social durante a 36ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão, em 2019. A partir da imersão etnográfica e sensorial, a obra explora a interseção entre a experiência sensível e o fazer antropológico de maneira poética e reflexiva.
Entre os diferentes modos como a cidade é experimentada na contemporaneidade, alguns passam pela contestação dos usos normativos dos espaços considerados públicos, por parte dos jovens que a vivem no seu dia a dia e a reivindicam como lugar de suas agências, do encontro, da linguagem, da expressão, da comunicação, da política, do trabalho e do ócio. A cidade se faz suporte das intervenções estéticas e das experiências dos estilos de vida ligados aos modos do agir (como patinar, dançar, cantar e desenhar) através do skate, da dança, da música e da arte na rua. O gosto, a satisfação, as amizades, os conflitos, as redes de relações e a condição de transição fazem parte das suas experiências cotidianas. Este vídeo foi elaborado como resultado de pesquisas etnográficas realizadas durante o ano de 2016, na cidade de Barcelona - ESPANHA.





.png)